segunda-feira, 22 de abril de 2013

Genes para padrão de branco


Entendendo o gene Overo Frame

O gene Overo Frame é mais comum dentro da raça Paint Horse, esse gene também é responsável pela síndrome do branco letal , que ocorre quando o gene se apresenta em seu estado homozigoto (quando o pai e a mãe passam o gene Overo Frame, resultando em duas copias),  isso resulta em uma doença na qual o intestino não desenvolve adequadamente, ocasionando a morte do potro nas primeiras 72 horas de nascimento devido a incapacidade de digerir o alimento. 
Apenas animais heterozigotos são compatíveis com a vida, as características que o gene Overo apresenta na pelagem são manchas brancas distribuídas horizontalmente pelo corpo do animal que nunca ultrapassam a linha do dorso (cernelha até o rabo), as manchas possuem as bordas irregulares na grande maioria, o animal possui todos ou pelo menos três membros sólidos assim como a crina e o rabo, as marcações na cabeça são variadas desde listras a frentes bem abertas. Genes para cor de olhos azuis estão muito associados ao gene Overo.
É muito comum o gene Overo Frame estar associado ao gene Overo Sabino, mantendo quase os mesmos padrões na pelagem com pequenas diferenças que nem todos sabem identificar, como a associação da raça Paint Horse não reconhece o Overo Sabino como pelagem oficial o animal que possui o gene vai esta registrado como Overo ou Tovero, que muitas vezes não esta de acordo com a genética, pois um animal registrado como Overo apenas não diz qual tipo de Overo esta atuando. Posteriormente será explicado o gene Overo Sabino para que fique clara essa questão. 


Demonstração da pelagem:

Preto Overo Frame = preto + gene Overo Frame
 PB Max - Paint Horse (Garanhão)

     Pour But Honest - Paint Horse (Garanhão)

 Black Diamond GG - Paint Horse (Garanhão)

Raise The Triple Bar - Paint Horse (Garanhão)
Os exemplos vemos alguns animais com marcações discretas e outros um pouco mais marcados, é fácil notar as características do gene, os membros sólidos, as manchas com extensões horizontais e bordas irregulares, marcações variadas na cabeça.


Castanho Overo Frame = castanho ( preto mais gene Agout) + gene Overo Frame
Pay The Passline - Paint Horse (Égua)

Singing A Verse - Paint Horse (Égua)


Alazão Overo Frame = alazão + gene overo frame
Chromed To Impress - Paint Horse (Garanhão)

Special Colors - Paint Horse (Garanhão)

Entendendo o gene Overo Sabino

Esse gene no estado heterozigoto, se manifesta com dois ou mais membros brancos tipo meias que se estende até a barriga com uma continuidade fragmentada e irregular, manchas na barriga onde ocorre uma mescla de pelos brancos ao redor das manchas brancas que se assemelha ao causado pelo roan ou rosilho, isso faz com que muitos confundam essa pelagem ao achar que o gene roan esta presente, a cabeça raramente vai ter estrela ou pequenas marcações sendo sempre bem marcada pelo branco.

Alazão Sabino = Alazão + gene sabino
Viena do Morro Agudo - Mangalarga (Égua)

Imperatriz da Itacumbi - Mangalarga (Égua)

No primeiro exemplo vemos um sabino pouco marcado, onde percebemos o branco tipo meia nos membros com bordas fragmentadas, e uma mancha branca na barriga bem irregular com a mescla de pelos brancos ao redor tipo rosilho. O segundo exemplo um animal um pouco mais característico, mais bem marcado, os membros brancos tipo meia e no posterior se estendendo em direção a barriga, podemos notar em sua barriga e garupa o pelo branco mesclado como acontece no rosilho.


Alazão Sabino = alazão + gene sabino
Lady Jack Bars - Paint Horse (Égua)

Airdrie Apache - Paint Horse (Garanhão)
Nos dois últimos exemplos animais bem marcados pelo gene sabino, manchas pelo corpo fragmentadas e irregulares.


Alazão Sabino = alazão + gene sabino
London Jack - Paint Horse (Garanhão)
Esse exemplo London Jack nos mostra um animal sabino muito bem marcado com uma grande predominância de branco e áreas semelhantes ao rosilho nas bordas, é um animal que geraria dúvidas na definição entre overo frame, overo sabino ou frame sabino. Ao analizar os pais temos a resposta, seu pai é um overo sabino tipico e sua mãe é uma solida, oque mostra a ausência do gene overo frame, existindo apenas a possibilidade de ter herdado o gene sabino do pai. Como a associação não registra overo sabino ele foi registrado como apenas overo, não especificando geneticamente o gene.

O genes overo sabino no seu estado homozigoto e em alguns genes overos sabinos mais expressivos, o branco cobre quase todo o corpo do animal mantendo pequenas partes escuras ou mescladas parecido com o rosilho em sua linha superior, principalmente as orelhas e crinas.
Exemplo:

Alazão overo sabino = alazão + overo sabino
London Fog - Paint Horse ( Garanhão)

Shady Jack Bars - Paint Horse (Garanhão)
Dois animais sabinos extremos em suas marcações, por coincidência são parentes, mostrando que esse gene especifico presente nessa família possui uma forte manifestação, os animais possuem pequenas manchas escuras mescladas em regiões características, e matem as orelhas escuras.

Agora que já conhecemos a ação do gene overo frame e gene overo sabino, vamos ver animais frame sabino que é muito comum e que algumas associações registram apenas como overo, lembrando que apenas pelas características manifestadas na pelagem fica muito difícil de definir se é realmente um overo sabino ou frame sabino, nesses casos é sempre bom analisar a presença dos genes nos pais.
Exemplos:

Alazão Frame Sabino = alazão + gene overo frame + gene overo sabino
Skipa Valentine - Paint Horse (Garanhão)

R Sassy Sockett - Paint Horse (Égua)

Percebemos a presença das característica dos dois genes na pelagem, animais com meias estendendo para o corpo com manchas fragmentadas nas bordas, o branco predominante no corpo horizontalmente sem ultrapassar a linha do dorso, cabeças bem marcadas com branco.

domingo, 14 de abril de 2013

Genes para padrão de branco


Os efeitos desses genes vão determinar a presença de branco na pelagem do animal, cada gene vai ter as suas particularidades, cada um se mostra de forma diferente no fenótipo (características visíveis, ou seja, o que vemos na pelagem), dentre as mais conhecidas temos: Roan ou rosilho, Tobiano, Overo, Tovero, Sabino, Rabicano, Leopardo, etc.

Entendendo o gene Roan

Esse gene padrão de branco Roan é um gene de dominação completa isso que dizer que apresenta a mesma característica tanto no estado heterozigoto como homozigoto, e tem que ter obrigatoriamente um dos pais portadores do gene, o animal heterozigoto (que recebeu apenas um gene Roan, do pai ou da mãe) vai apresentar a mesma modificações na pelagem de um animal homozigoto (que recebeu um gene Roan do pai e um gene Roan da mãe). O Gene Roan atua intercalando pelos brancos ao longo do corpo do cavalo, mas a cabeça, pernas, crina e cauda permanecem limpos. Roan pode atuar em qualquer uma das cores de base, bem como em todas as cores já resultantes de outros genes diluídores e modificadores mostrando que apenas soma à pelagem.
Concluímos então que podemos ter uma variedade de rosilhos: Black Roan ou rosinho de preto, Bay Roan ou rosilho de castanho, Chestnut Roan ou rosilho de alazão, Palomino Roan ou rosilho baio amarilho, Buckskin Roan ou rosilho baio, e assim podemos seguir somando o Roan com todas as outras pelagens existentes. Algumas pessoas confundem o rosilho com o tordilho, é importante lembrar que o tordilho é causado por um gene modificador e não por padrão de branco e que ele é resultado de uma despigmentação gradativa que ocorre em todo corpo, outra maneira fácil de diferenciar é que o rosilho nunca vai ter pelos brancos mesclados na cabeça, o rosilho modifica pouco a pelagem ao longo do tempo, permanece quase com a mesma pelagem do nascimento, o tordilho geralmente nasce aparentemente sólido e vai clareando ao longo do tempo, se ainda houver dúvida é só analisar as pelagens dos pais, para ser rosilho um deles vai ter que ser também.

Black roan ou rosilho de preto = preto + gene roan

Mecom Blue - Quarto de Milha (Garanhão)

Peptobluesmal - Quarto de Milha (Garanhão)

Keen Zippin Bean - Quarto de Milha (Garanhão)

Os exemplos mostra o efeito do gene Roan em um animal que tem uma pelagem base preto, ele mescla o pelo branco em todo corpo exceto cabeça, crina, cauda e membros.


Bay Roan ou rosilho de castanho = castanho + gene roan

Mecom Blues Cat - Quarto de Minha (Garanhão)

Drews Hancock - Quarto de Milha (Garanhão)

A Streak Of Fling - Quarto de Milha (Garanhão)

Os exemplos retratam animais castanhos que receberam o gene roan, (já sabemos que o animal castanho é preto com a presença do gene modificador Agout que o torna castanho), o corpo mostra mesclado de branco exceto cabeça, crina, cauda e membros.

Chestnut Roan ou rosilho de alazão = Alazão + gene roan

PeptoboonSmal - Quarto de Milha (Garanhão)

Tasters Choice - Quarto de Milha (Garanhão)

Notion Blue - Quarto de Milha (Garanhão)

Os últimos exemplos mostram animais de pelagens base alazã associada ao gene Roan, percebemos que o gene possui variações em suas manifestações, podendo ter um branco mais intenso a discreto e às vezes uma pequena invasão na cabeça e membros isso dependendo da interação gênica que existe em cada família roan.



Buckskin Roan = Buckskin (castanho + gene crean) + gene roan

Imagem retirada da internet para representar


Palomino Roan ou rosilho baio amarilho = baio amarilho (alazão + gene crean) + gene roan

Miss Instante Dual TG - Quarto de Milha (Potra)

Imagem retirada da internet para representar

Grullo roan ou rosilho lobuno = Lobuno ( preto + gene dun) + gene roan

Holli Blue - Quarto de Milha ( Potra)
Nestes últimos exemplos quis mostrar animais com outros genes que alteram a pelagem base somado ao gene roan.

O pelagem rosilha já se percebe ao nascimento do potro, geralmente nasce apenas com a região da anca mesclada de branco e depois vai fechando o resto do corpo.
Exemplos:

Bodee Boonsmal x Travs Smart Kit

Travs Smart Boonsmal

Dancin Merada x Steps Litle Spark

Gene para padrão de branco


Entendendo o gene Tobiano
Esse gene é um determinante de padrão de branco na pelagem do equino, estando presente em varias raças, no entanto é mais comum em algumas raças como:  Paint Horse, Mangalarga, Margalarga Marchador, Campolina e outras.
O gene Tobiano é de dominação completa isso significa que apenas uma copia presente já manifesta as características na pelagem e que apresentam as mesmas características tanto no estado heterozigoto como homozigoto, não possui caráter saltatório obrigando um dos pais a ser portador (um animal solido nunca será portador independente se possuem avós portadores) conclusão, um tobiano tem que ter um dos pais tobianos.
As características expressas na pelagem são que possuem geralmente os quatros membros brancos podendo ser completos ou abaixo dos joelhos e jarretes do animal, as manchas brancas cruzam a linha do dorso do animal, no corpo elas tendem a formas arredondadas com bordas lisas e regulares, a pelagem base persistem nos flancos e no peitoral como um “escudo de guerra”, a cor do corpo pode ser predominantemente branco ou de outra cor com poucas marcações, a cabeça é como de um animal sólido sem marcações ou com marcações simples como estrela e listras, a crina na maioria das vezes são de duas cores.
Assim como os outros genes esse também se soma, podendo ter animais com mais de um gene atuando na pelagem base e todos provocando suas modificações juntas, como exemplo: preto rosilho tobiano (animal preto com gene roan e gene tobiano), palomino tobiano (alazão com gene crean de diluição e gene tobiano), lobuno tobiano ( preto com gene dun e gene tobiano), e assim varias outras.
Alguns exemplos: 

Preto tobiano = Preto + gene tobiano
Bandit Kaliman Pco - Paint Horse (Garanhão)


Delta Noche - Paint Horse (Garanhão)


QT Poco Streke - Paint Horse (Garanhão)
Nesses três primeiros exemplos  percebemos as características descritas anteriormente, todos possuem os membros brancos, manchas brancas que cruzam a linha do dorso com bordas e contornos lisos e tendencias arredondadas, cabeças limpas com marcações comuns. Todos com uma predominância da pelagem base preto sobre o branco.

Cherokee Theasured - Paint Horse (Garanhão)

Ima Candy Man Too - Paint Horse (Garanhão)
Esses dois últimos retratam um animal com predominância de branco, onde percebemos os flancos e peito da cor de base, os membros brancos e a cabeça com marcações comuns.


Castanho tobiano = Castanho ( Preto + gene Agout) + gene tobiano
Sacred Apache Indian - Paint Horse (Garanhão)

Gay Bar Olena - Paint Horse (Garanhão)

Ima Tob Jet - Paint Horse (Garanhão)

 Esses foram exemplos de animais castanhos com o gene tobiano, todos possuem as características do gene.


Alazão tobiano = Alazão + gene tobiano
Cannonaze - Paint Horse (Garanhão)

Gay Bars Blue Delta - Paint Horse ( Égua)



Agora alguns exemplos não muito comuns, onde o animal possui o gene tobiano somado a outros genes que também modificam a pelagem base, todos eles somados atuando sobre a pelagem.

Baio Amarilho Tobiano = Baio amarilho (alazão mais gene diluição crean) + gene tobiano
Poco Star - Paint Horse (Garanhão)

BBR Cuttoway - Paint Horse (Garanhão)



 Buckskin Tobiano = Buckskin ( castanho mais gene de diluição crean) + gene tobiano
Poco Jac - Paint Horse (Garanhão)
Esse exemplo percebemos que apesar da ausência de manchas no corpo, possui as características dos membros brancos e a crina mesclada.


Lobuno tobiano = lobuno ( preto mais gene Dun) + gene tobiano
Qts Crystal Streke - Paint Horse ( Égua)


Tordilho tobiano = Tordilho ( qualquer pelagem junto ao gene gray) + gene tobiano
Shots Midnight - Paint Horse (Garanhão)

Wareasta - Paint Horse ( Égua)
Essa pelagem tordilha tobiana é um pouco rejeitada pelos criadores da raça paint, porque com a presença do gene Gray que determina o tordilho, o animal com o tempo perde a produção de melanina ficando todo branco, fazendo com que o animal perca sua pelagem diferenciada.


Dun tobiano = Dun (Castanho com gene dun) + gene tobiano
Qt Classy Lassy - Paint Horse (Égua)
Esse exemplo é bem interessante, essa égua para muitos a primeira vista diriam que se trata de uma baia amarilha tobiana, no entanto ela é uma dun tobiana, podemos perceber a evidência das características do gene dun que são as marcações primitivas, nessa égua fica claro as zebruras na perna direito acima do jarrete, e outro detalhe que podemos reparar também é a mescla de pelos negros no rabo oque não seria possível ocorre em um animal baio amarilho que possuí crina e rabos brancos. Essa semelhança é devido ao gene dun e o gene crean serem de diluição por tanto sempre resultando em um tom parecido, sempre digo que temos que nos atentar a todas as caraterísticas de cada gene e não somente ao tom da pelagem.

Rosilho preto tobiano = Preto + gene roan + gene tobiano
Forest Midnight Comet - Paint Horse (Garanhão)
A foto acima mostra uma animal que possui dois genes atuando na pelagem, o gene roan o deixa com as características próprias como mesclas de pelos branco por todo corpo exceto cabeça e membros, e o gene tobiano também imprime suas características, resultando em uma pelagem bem exótica.
Esses foram apenas alguns exemplos de Tobianos, poderiam ter muitas outras variedades. 

Essa pelagem tobiana sempre provoca o interesse pela homozigose dos animais entre os criadores, uma vez que com ela você terá sempre a certeza de pitar a prole, isso porque no animal homozigoto existe duas copias do gene sendo uma em cada alelo, como na meiose esses alelos são divididos e apenas um vai ser passado para se juntar ao outro alelo do outro animal, temos a garantia que os dois alelos envolvidos do animal homozigoto vai carregar o gene tobiano. Apesar do gene tobiano ser um gene de dominância completa ele costuma apresentar algumas evidências visíveis que seriam como umas patas ou pequenas manchas dentro das manchas brancas, mais isso é apenas evidencias não servindo para definição de homozigose. Alguns exemplos para retratar.

Jenny Navajo Poco YBJ - Paint Horse (Égua) Potro- pai Azeche

Flicka Jet Inblack - Paint Horse (Égua)
Nos exemplos mostra o suposto sinal de homozigose, manchas escuras pequenas dentro das manchas brancas.

Para finalizar um esquema fácil sobre os cruzamentos:

HOMOZIGOTO + HOMOZIGOTO = 100% HOMOZIGOTOS
HOMOZIGOTO + HETEROZIGOTO = 50% HOMOZIGOTOS E 50% HETEROZIGOTOS
HOMOZIGOTO + SOLIDO = 100% HETEROZIGOTOS
HETEROZIGOTO + HETEROZIGOTO = 25% HOMOZIGOTO, 50% HETEROZIGOTO E 25% SOLIDO
HETEROZIGOTO + SOLIDO = 50% HETEROZIGOTO E 50% SOLIDO
SOLIDO + SOLIDO = 100% SOLIDO

Animais sólidos ou seja com ausência de sinais do gene tobiano, nunca terá a capacidade de possuir o gene mesmo que tenha pais ou avos pintados.