segunda-feira, 22 de abril de 2013

Genes para padrão de branco


Entendendo o gene Overo Frame

O gene Overo Frame é mais comum dentro da raça Paint Horse, esse gene também é responsável pela síndrome do branco letal , que ocorre quando o gene se apresenta em seu estado homozigoto (quando o pai e a mãe passam o gene Overo Frame, resultando em duas copias),  isso resulta em uma doença na qual o intestino não desenvolve adequadamente, ocasionando a morte do potro nas primeiras 72 horas de nascimento devido a incapacidade de digerir o alimento. 
Apenas animais heterozigotos são compatíveis com a vida, as características que o gene Overo apresenta na pelagem são manchas brancas distribuídas horizontalmente pelo corpo do animal que nunca ultrapassam a linha do dorso (cernelha até o rabo), as manchas possuem as bordas irregulares na grande maioria, o animal possui todos ou pelo menos três membros sólidos assim como a crina e o rabo, as marcações na cabeça são variadas desde listras a frentes bem abertas. Genes para cor de olhos azuis estão muito associados ao gene Overo.
É muito comum o gene Overo Frame estar associado ao gene Overo Sabino, mantendo quase os mesmos padrões na pelagem com pequenas diferenças que nem todos sabem identificar, como a associação da raça Paint Horse não reconhece o Overo Sabino como pelagem oficial o animal que possui o gene vai esta registrado como Overo ou Tovero, que muitas vezes não esta de acordo com a genética, pois um animal registrado como Overo apenas não diz qual tipo de Overo esta atuando. Posteriormente será explicado o gene Overo Sabino para que fique clara essa questão. 


Demonstração da pelagem:

Preto Overo Frame = preto + gene Overo Frame
 PB Max - Paint Horse (Garanhão)

     Pour But Honest - Paint Horse (Garanhão)

 Black Diamond GG - Paint Horse (Garanhão)

Raise The Triple Bar - Paint Horse (Garanhão)
Os exemplos vemos alguns animais com marcações discretas e outros um pouco mais marcados, é fácil notar as características do gene, os membros sólidos, as manchas com extensões horizontais e bordas irregulares, marcações variadas na cabeça.


Castanho Overo Frame = castanho ( preto mais gene Agout) + gene Overo Frame
Pay The Passline - Paint Horse (Égua)

Singing A Verse - Paint Horse (Égua)


Alazão Overo Frame = alazão + gene overo frame
Chromed To Impress - Paint Horse (Garanhão)

Special Colors - Paint Horse (Garanhão)

Entendendo o gene Overo Sabino

Esse gene no estado heterozigoto, se manifesta com dois ou mais membros brancos tipo meias que se estende até a barriga com uma continuidade fragmentada e irregular, manchas na barriga onde ocorre uma mescla de pelos brancos ao redor das manchas brancas que se assemelha ao causado pelo roan ou rosilho, isso faz com que muitos confundam essa pelagem ao achar que o gene roan esta presente, a cabeça raramente vai ter estrela ou pequenas marcações sendo sempre bem marcada pelo branco.

Alazão Sabino = Alazão + gene sabino
Viena do Morro Agudo - Mangalarga (Égua)

Imperatriz da Itacumbi - Mangalarga (Égua)

No primeiro exemplo vemos um sabino pouco marcado, onde percebemos o branco tipo meia nos membros com bordas fragmentadas, e uma mancha branca na barriga bem irregular com a mescla de pelos brancos ao redor tipo rosilho. O segundo exemplo um animal um pouco mais característico, mais bem marcado, os membros brancos tipo meia e no posterior se estendendo em direção a barriga, podemos notar em sua barriga e garupa o pelo branco mesclado como acontece no rosilho.


Alazão Sabino = alazão + gene sabino
Lady Jack Bars - Paint Horse (Égua)

Airdrie Apache - Paint Horse (Garanhão)
Nos dois últimos exemplos animais bem marcados pelo gene sabino, manchas pelo corpo fragmentadas e irregulares.


Alazão Sabino = alazão + gene sabino
London Jack - Paint Horse (Garanhão)
Esse exemplo London Jack nos mostra um animal sabino muito bem marcado com uma grande predominância de branco e áreas semelhantes ao rosilho nas bordas, é um animal que geraria dúvidas na definição entre overo frame, overo sabino ou frame sabino. Ao analizar os pais temos a resposta, seu pai é um overo sabino tipico e sua mãe é uma solida, oque mostra a ausência do gene overo frame, existindo apenas a possibilidade de ter herdado o gene sabino do pai. Como a associação não registra overo sabino ele foi registrado como apenas overo, não especificando geneticamente o gene.

O genes overo sabino no seu estado homozigoto e em alguns genes overos sabinos mais expressivos, o branco cobre quase todo o corpo do animal mantendo pequenas partes escuras ou mescladas parecido com o rosilho em sua linha superior, principalmente as orelhas e crinas.
Exemplo:

Alazão overo sabino = alazão + overo sabino
London Fog - Paint Horse ( Garanhão)

Shady Jack Bars - Paint Horse (Garanhão)
Dois animais sabinos extremos em suas marcações, por coincidência são parentes, mostrando que esse gene especifico presente nessa família possui uma forte manifestação, os animais possuem pequenas manchas escuras mescladas em regiões características, e matem as orelhas escuras.

Agora que já conhecemos a ação do gene overo frame e gene overo sabino, vamos ver animais frame sabino que é muito comum e que algumas associações registram apenas como overo, lembrando que apenas pelas características manifestadas na pelagem fica muito difícil de definir se é realmente um overo sabino ou frame sabino, nesses casos é sempre bom analisar a presença dos genes nos pais.
Exemplos:

Alazão Frame Sabino = alazão + gene overo frame + gene overo sabino
Skipa Valentine - Paint Horse (Garanhão)

R Sassy Sockett - Paint Horse (Égua)

Percebemos a presença das característica dos dois genes na pelagem, animais com meias estendendo para o corpo com manchas fragmentadas nas bordas, o branco predominante no corpo horizontalmente sem ultrapassar a linha do dorso, cabeças bem marcadas com branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário